Pomodoro: A Técnica para Não Procrastinar
Imagem de divulgação. Foto: Pixabay

Você já utilizou a técnica Pomodoro?

Francesco Cirillo criou esta técnica na década de 80 e ainda hoje é uma das maiores referências em métodos de gerenciamento de tempo.

Seu livro, “The Pomodoro Technique“, inclui a seguinte frase, em tradução livre:

“Para muitos, o tempo é um inimigo. A ansiedade causada pelo tique-taque do relógio, particularmente quando estamos falando em cumprir prazos, leva à ineficiência no trabalho e nos estudos, o que, por sua vez, provoca uma tendência a procrastinação.”

Objetivo: o Tempo como Aliado

A técnica, cujo objetivo é transformar o tempo em aliado, ajuda o usuário a organizar sua jornada de trabalho ou de estudo.

Para utilizá-la, dividimos nosso tempo de trabalho em ciclo mais longos de foco e mais curtos de relaxamento, alocando uma tarefa por ciclo de foco.

Cirillo define alguns princípios fundamentais, como descartar ciclos onde houve interrupção e não executar tarefas durante o tempo de descanso.

O importante é garantir que seja estabelecida uma rotina de foco quando se deve ter foco e assimilação do que foi concluído, que pede algum tempo de descanso.

Utilizando o Pomodoro

Para definir a duração dos ciclos, é comum optar por 25 minutos de trabalho (ou estudo) e 5 minutos de descanso.

Acima de tudo, o cronômetro do deve ser respeitado, mesmo quando a tarefa escolhida não é completa dentro do ciclo previsto.

Por outro lado, é importante fazer uma pausa maior após o quarto ciclo consecutivo de foco.

No entanto, como cada pessoa funciona de forma diferente, recomenda-se personalizar o tempo de duração de cada ciclo a partir das necessidades e hábitos pessoais.

Aplicações do Pomodoro

Apesar de ter um foco individual, é uma técnica amplamente utilizada para tarefas e rotinas em times, como citado por Gobbo e Vaccari (2008) em seu artigo “The Pomodoro Technique for Sustainable Pace in Extreme Programming Teams“.

Uma matéria na Forbes sugere que a alta popularidade da técnica se deve por ela ser portátil e fácil de aprender.

Primeiro por ser muito útil para pessoas que costumam se distrair durante um trabalho, segundo para quem precisa compreender quanto tempo uma tarefa realmente leva para ser concluída.

Além disso, é uma ideal para escritores, programadores, designers, estudantes, entre outros, mas já encontramos casos de profissionais de outras áreas aplicarem esta ferramenta.

Swan, Danner, Hawkings, Grant e Lee (2020) citam em seu artigo “Zooming Inquiry: Online Teaching with the Pomodoro Technique” um estudo sobre o uso da técnica no início da pandemia por professores, e que o Pomodoro os permitiu adaptar suas aulas aos segmentos e ciclos, praticando uma abordagem diferente de ensino.

Conclusão

Por fim, Cirillo, autor e criador da técnica, cita diversas vezes que Pomodoro é uma ferramenta capaz de, entre outros benefícios, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, aumentar a motivação e determinação de quem a usa.

Certamente o usuário ganha muito ao adquirir rotina controlada, onde é possível medir o tempo das tarefas e reduzir interrupções.

Em outras palavras, o Pomodoro ajuda o usuário a estabelecer e seguir uma rotina de constante realização de tarefas e objetivos.

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários