Os Benefícios dos Jogos de Puzzle
Os Famosos Quebra-Cabeças e Jogos de Puzzle
É comum ouvirmos que quebra-cabeças, enigmas e desafios de lógica fazem bem para crianças e adultos.
Afinal, a nossa cabeça é treinável e quanto mais a utilizarmos, mais vantagens teremos.
Acontece que este tipo de passatempo acabou inspirando desafios em jogos digitais e até um gênero próprio de jogos eletrônicos focados nisso: os famosos puzzle games.
Naturalmente, se existem indícios de que este tipo de brincadeira estimula o nosso cérebro, será que esses benefícios também estão presentes nos jogos de puzzle?
A resposta curta é: sim, claro. Os jogos já vêm sendo estudando há algum tempo como uma forma de estimular positivamente o nosso cérebro.
Um exemplo disso é o estudo “Cognitive benefits of computer games for older adults” que se aprofundou nos benefícios cognitivos de jogos de computador para adultos em idade avançada.
Mas, e se focarmos apenas nos benefícios dos jogos de puzzle?
O Que São Jogos de Puzzle
Os puzzle games têm foco principal em resolver desafios e problemas que envolvem uma série de habilidades, como lógica, reconhecimento de padrões, entre outros.
Exemplos comuns são as próprias Palavras Cruzadas, Sudoku e Quebra-Cabeças.
Quando falamos de videogames, podemos citar Campo Minado, Candy Crush, Portal, Tetris, The Room e muitos outros.
Estes e outros jogos beneficiam seu cérebro de muitas maneiras. Jogar com frequência pode melhorar a memória, velocidade de raciocínio, concentração e foco.
Além disso, como mostramos em outras publicações, também podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, dando ao seu cérebro uma pausa na realização de tarefas complexas que requerem muita concentração em sua vida diária.
Desafios e Recompensas dos Jogos de Puzzle
Uma vez que os jogos de puzzle são intelectualmente desafiadores, este tipo de jogo exige que os jogadores usem seu poder cerebral e engenhosidade.
Igualmente, eles exigem que os jogadores pensem fora da caixa e inventem maneiras criativas de resolver os problemas e superar obstáculos.
Tais habilidades ao serem adquiridas podem ser aplicadas em diversos âmbitos de nossas vidas, contribuindo com o nosso desenvolvimento ou recuperação.
Hoje, pode-se encontrar puzzle Games em seu formato original de jogos curtos ou até mesmo como etapas a serem concluídas em jogos mais longos.
Dentre seus benefícios, destaca-se que a atividade cerebral provocada por esse tipo de jogo melhora elementos cognitivos.
Como exemplo, a pesquisa The Effect of Brain Teaser Games on the Attention of Players Based on Hormonal and Brain Signals Changes, publicada na NIH, que cita que os jogos de puzzle melhoram a função do córtex pré-frontal, que desempenha um papel importante nas habilidades cognitivas, tais como pensamento, tomada de decisões, concentração e resolução de problemas.
Outro exemplo foi a pesquisa, também publicada na NIH, que constatou que Tetris, um jogo deste gênero, pode ajudar a diminuir os sintomas de transtorno do estresse pós-traumático, como memórias intrusivas.