O Que é LARP e Quais São Os Seus Benefícios
Os Benefícios do “Faz de Conta”
É de conhecimento geral que brincar de “faz de conta” é muito bom para o desenvolvimento infantil.
Afinal, a brincadeira estimula a socialização, a autonomia, a imaginação e a criatividade das crianças.
Apenas com a imaginação e a ressignificação de locais e objetos, as crianças conseguem se entreter, simular e aprender com situações complexas de interação.
Por isso, há diversos estudos na área da pedagogia, que buscam mensurar a importância e os efeitos de cada brincadeira na educação infantil.
Assim, já existem descobertas incríveis sobre os impactos positivos do “faz de conta” para os jovens.
No entanto, essa publicação não é apenas sobre os benefícios do “faz de conta” para crianças.
Esta é apenas uma introdução para a reflexão principal: será que os benefícios do faz de conta se resumem apenas a crianças e jovens ou será que eles podem ser estendidos a adultos também?
O RPG Visto Como Um “Faz de Conta”
Falamos um pouco sobre isso no vídeo Todo Mundo Joga RPG, em nosso canal no YouTube, quando comparamos os jogos de RPG, (Role-Playing Game ou Jogo de Interpretação de Papéis), a um “faz de conta” que pode (e é comum) ser jogado por adultos.
Basicamente, a diferença entre o RPG e um “faz de conta” é apenas o sistema, que impõe um conjunto de regras e definições a serem seguidas pelos jogadores, e o uso de um cenário, que também estabelece definições e uma localização para o jogo ser ambientado.
Por isso, diversos pesquisadores também exploram os benefícios do RPG para adultos.
Ao jogarmos RPG, também usamos nossa imaginação, simulamos situações complexas, resolvemos problemas e socializamos.
Além disso, podemos potencializar mais ainda essa experiência se partirmos para um LARP, que é uma forma de simulação ainda mais elaborada do que o RPG.
O Que é LARP?
LARP vem da sigla em inglês para Live Action Role-Playing, que significa jogo de interpretação ao vivo, e se refere a uma forma de entretenimento criativa e interativa muito próxima ao RPG, que também pode trazer vários benefícios para os seus praticantes.
É uma atividade onde os jogadores assumem o papel de personagens fictícios e vivenciam aventuras em um cenário imaginário.
Porém, com a diferença que o cenário é um lugar real, customizado ou não, e o personagem é fisicamente você, fantasiado ou não.
Um LARP pode ser comparado a um teatro improvisado, onde não há roteiro pré-definido, nem plateia, nem diretor. Os jogadores criam e interpretam os seus personagens, seguindo as regras e as orientações do jogo, e interagem entre si e com o ambiente, criando uma história coletiva.
Um verdadeiro “faz de conta” brincado por adultos e crianças, mas com elementos extras para aumenar a diversão, o engajamento e a ambientação.
Como num jogo que simula uma realidade, porém situado num ambiente seguro, onde podemos ter novas experiências, vivenciar situações complexas e aprender com as nossas interações.
Alguns Tipos e Estilos de LARP
Um LARP normalmente pode ser praticado por pessoas de todas as idades, gêneros e interesses, pois existem diversos tipos e estilos de simulação, que variam de acordo com o tema, o gênero, o cenário, a duração, o número de jogadores, o nível de imersão, o grau de realismo, entre outros.
Alguns exemplos de tipos e estilos de LARP são:
Fantasia: inspirado em obras literárias, cinematográficas ou de videogames do gênero fantástico, como O Senhor dos Anéis, Harry Potter ou Dungeons & Dragons. Os personagens podem ser elfos, magos, guerreiros, dragões, etc.
Horror: inspirado em obras de terror ou suspense, como Drácula, Frankenstein ou Resident Evil. Os personagens podem ser vampiros, zumbis, monstros, caçadores, etc.
Histórico: inspirado em períodos ou eventos históricos reais ou fictícios, como a Idade Média, a Revolução Francesa ou o Velho Oeste. Os personagens podem ser cavaleiros, nobres, camponeses, revolucionários, cowboys, etc.
Futurista: inspirado em obras de ficção científica ou distopia, como Star Wars, Blade Runner ou Jogos Vorazes. Os personagens podem ser alienígenas, androides, rebeldes, soldados, etc.
Contemporâneo: inspirado na realidade atual ou próxima, como um drama familiar, um romance policial ou uma comédia romântica. Os personagens podem ser pessoas comuns ou com alguma peculiaridade.
LARP e Seus Benefícios
Ainda não existem muitos estudos que identificam claramente quais são os benefícios de se jogar um LARP. No entanto, podemos afirmar com certeza que a experiência para os jogadores é transformadora.
Por isso, separamos alguns dos benefícios levantados por pesquisadores e relatados por jogadores que participaram de LARPs:
LARP Estimula a Criatividade e a Imaginação. Ao criar e interpretar um personagem, o jogador precisa usar a sua capacidade de inventar histórias, cenários, diálogos e soluções para os desafios que surgem durante o jogo. Isso desenvolve o seu potencial criativo e amplia a sua visão de mundo.
LARP Melhora a Comunicação e a Expressão. Ao interagir com outros jogadores, o jogador precisa se comunicar de forma clara, coerente e convincente, usando a linguagem verbal e não-verbal adequada ao seu personagem e ao contexto do jogo. Isso aprimora as suas habilidades de falar, ouvir, argumentar e negociar.
LARP Fortalece a Autoconfiança e a Autoestima. Ao assumir um papel diferente do seu cotidiano, o jogador pode experimentar novas sensações, emoções e comportamentos, que podem ajudá-lo a se conhecer melhor e a superar medos, inibições e limitações. Isso aumenta a sua confiança em si mesmo e o seu valor pessoal.
LARP Promove a Socialização e a Integração. Ao participar de um grupo de jogo, o jogador precisa cooperar, colaborar e se relacionar com outros jogadores, que podem ter diferentes origens, opiniões e personalidades. Isso favorece a formação de laços de amizade, respeito e tolerância.
LARP Proporciona Lazer e Bem-Estar. Ao se divertir com um jogo de interpretação ao vivo, o jogador pode se desligar dos problemas e das preocupações do dia-a-dia, reduzindo o estresse e a ansiedade. Além disso, LARP pode envolver atividades físicas que melhoram a saúde e a disposição.
Como Explorar o LARP e Seus Benefícios?
Existem diversos grupos de LARP no Brasil e no mundo, dedicados a proporcionar inúmeras experiências para os seus jogadores.
No entanto, também é possível que um jogador se una a um grupo de amigos interessados e crie do zero uma nova simulação. O importante é viabilizar e se dedicar a atividades que te façam bem.
Dentro das formas de explorar o LARP, daremos destaque a uma experiência num universo brasileiro, que pode ser vivenciada por todos.
Do gênero de fantasia e criada pela escritora Vanessa Godoy, estamos falando das experiências de LARP na Escola de Magia e Bruxaria e no Instituto Flamel, duas imersões no universo do Bàdiu, uma nação brasileira de magia e bruxaria.
Este universo se destaca pelo seu nível de complexidade e detalhamento, raramente visto em outras simulações.
Com a participação de atores contratados e localizações privilegiadas, (hotéis customizados que se parecem com castelos), estes são dois ótimos exemplos acessíveis de LARPs.
Por fim, concluimos que sim, os benefícios de um “faz de conta” também podem ser estendidos a adultos.
Seja através de RPGs ou LARPs, nunca devemos abandonar completamente o nosso lado criança, pois esse tipo de brincadeira continua a estimular a nossa imaginação, além de nos trazer diversos benefícios.