O Papel Fundamental dos Videogames Durante a Pandemia
Por Que as Pessoas Jogaram Mais Videogames Durante a Pandemia?
Os videogames sempre foram uma ótima maneira de passar o tempo, mas durante a pandemia eles se tornaram muito mais do que apenas isso.
A crise de saúde global causada pelo COVID-19 afetou a vida de pessoas de todas as idades e origens, e o que antes parecia ser apenas a sinopse de um jogo de terror passou a ser a descrição de nossa realidade.
Com isso, o mundo e as nossas vidas mudaram de maneiras inimagináveis.
O isolamento social, as incertezas com o mercado de trabalho e o atraso educacional foram apenas algumas das consequências causadas pelo vírus.
Nesse contexto, notou-se o aumento significativo do uso de videogames e tecnologias digitais.
Afinal, os jogos sempre foram uma forma muito eficaz de se manter conectado com amigos e familiares, socializar e encontrar alívio para o estresse.
Além disso, as tecnologias digitais num geral foram utilizadas para que as pessoas mantivessem seus contatos, trabalhos e estudos.
Por isso, com o aumento da necessidade por tecnologias que promovessem a interação a distância, os videogames acabaram sendo mais notados e utilizados.
Uma Ferramenta Contra o Medo e a Solidão
Devido às mudanças sem precedentes na vida diária das pessoas e os próprios efeitos do vírus no corpo, a pandemia causou e evidenciou uma série de problemas de saúde física e mental.
As pessoas experimentaram medo, ansiedade, solidão, depressão, sedentarismo e muitos outros quadros como resultado do isolamento social.
Para muitos, a interrupção das rotinas normais e das conexões sociais teve um impacto extremamente negativo, principalmente para os indivíduos que já são mais vulneráveis ao sofrimento psicológico.
No entanto, os videogames se provaram cada vez mais uma excelente ferramenta contra o medo e a solidão.
Como já citado em outra publicação aqui do blog, os videogames podem ser benéficos para sua saúde física e mental e as pessoas perceberam isso.
Os videogames não substituem de forma alguma o acompanhamento de um profissional, mas podem ser uma ótima ferramenta de suporte.
Uma Luz para o Mercado
Como consequência do destaque que os jogos tiveram, o mercado de games experimentou um aumento de atividade sem precedentes durante a pandemia.
As pessoas tiveram mais tempo para jogar, levando a um grande aumento nos downloads e compras de jogos.
Isso foi uma benção para o setor, permitindo a geração de empregos e renda em um clima econômico difícil.
Desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e outros profissionais encontraram novas oportunidades para trabalhar em novos títulos e expandir os existentes.
Isso resultou em mais empregos e salários mais altos para muitas pessoas.
Além disso, a crescente demanda por jogos também criou a necessidade de mais produtores de conteúdo, como streamers, YouTubers e influenciadores que ajudam a promover este mercado.
A Importância da Inclusão Digital
Porém, a pandemia também expôs as disparidades existentes no acesso a serviços essenciais, redes de apoio e inclusão digital.
É claro que os jogos e as tecnologias ajudam, mas é preciso que eles sejam acessíveis ao maior número de pessoas possível, o que sabemos que não é a realidade no Brasil.
Esse período ajudou a expandir a inclusão digital por pura necessidade, mas essa expansão não pode parar.
Os benefícios gerados pelos jogos e pela tecnologia precisam existir e serem espalhados, mesmo após o período de crise passar.